Deficientes físicos sofrem com o falta de respeito dos motoristas
Nos estacionamentos vagas exclusivas para motoristas portadores de deficiência física, mas na hora de usá-las o desrespeito. Carros parados nas vagas exclusivas para deficientes. Os flagrantes estão por toda parte. No Distrito Federal, são 360 vagas. A multa para o motorista infrator é de R$ 53 e três pontos na carteira.
Mesmo assim, muitas pessoas ignoram as placas. “Muitas vezes temos que ligar para a policia para que eles possam guinchar os veículos para que a gente possa utilizar as vagas ou, até mesmo, por entrar no nosso carro. Diariamente as pessoas desrespeitam os deficientes. Temos o direito, por lei, de 3% das vagas nos estacionamentos públicos. Essa porcentagem não é respeitada”, protesta Luís Maurício dos Santos, presidente Associação dos Deficientes do Gama.
“Temos a sorte de sermos atendidos, sempre que precisamos, pelo Detran e a PM. Eles multam e até guincham os carros para que a gente possa usufruir do nosso direito. Algumas pessoas chegam a pedir desculpas pela infração, mas outras, que são tão ignorantes, persistem no erro”, diz Eraldo Pereira, militar reformado.
O adesivo azul, obrigatório para os veículos de deficientes físicos, é emitido pelo Detran. É preciso ir até o órgão para encaminhar a documentação: a carteira de motorista e o laudo médico. O adesivo é fornecido em até dois dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário